terça-feira, 8 de novembro de 2011

Musculação

Alguns estudos associam o sedentarismo com altas taxas de mortalidade por todas as causas.
A musculação é um importante fator promotor de saúde em todas as idades ajudando a manter em níveis adequados a aptidão física durante o envelhecimento. Todas as qualidades de aptidão física são estimuladas pelos exercícios resistidos: força, potência, resistência, flexibilidade e coordenação.
Atividades com tensão muscular em níveis adequados e repetidas com regularidade constituem o estímulo básico para hipertrofia dos músculos esqueléticos.
Ao iniciar um programa de treinamento muscular é ideal um trabalho de "adaptação" aos exercícios contra-resistidos, nesta fase o organismo sofrerá uma serie de adaptações fisiológicas que o tornará apto a partir para um programa de treinamento mais especifico. Alguns alunos ficam ansiosos por resultados e querem avançar o trabalho “queimando” etapas, porém, é essencial respeitar esse período de iniciação, pois o treinamento neuromuscular segue uma linha de trabalho progressivo onde serão necessários ajustes futuros no treinamento para que este surta os efeitos desejados.
Passada essa fase, o treinamento tomará características mais personalizadas, onde o principal foco do trabalho será direcionar o treinamento a um objetivo especifico que vá de encontro aos anseios do aluno e os resultados obtidos em medidas e avaliações prévias ao treinamento. Um fator determinante no sucesso de um programa de musculação deve levar em conta alguns princípios básicos no trabalho com pesos como a individualidade biológica e o biótipo. O método de treinamento, o controle das variáveis e as possíveis limitações (patológicas, mecânicas ou funcionais) devem ser controlados. Esses cuidados diminuem os riscos e aumentam as possibilidades de sucesso do programa. Hoje em dia já não existe mais uma limitação quanto à faixa etária para a prática de musculação, há que se ressaltar que cada individuo deve ser tratado quanto a sua individualidade biológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário