domingo, 13 de novembro de 2011

Exercício Físico e Gravidez

Não há como negar os benefícios do exercício para o corpo e para a mente em todas as etapas da vida. E não é diferente para as mulheres durante a gravidez. O importante é que a gestante esteja com acompanhamento médico e ao decidir realizar um programa de exercícios que procure um profissional de educação física capacitado. É preciso verificar com seu médico em que período da gravidez poderá iniciar.
O programa deve possuir, idealmente, exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação ou bicicleta ergométrica, que podem ser realizados a maior parte da semana por cerca de 30 minutos; além de atividades resistidas, ou musculação, que devem ser feitos ao menos duas vezes por semana. Outros componentes importantes são os alongamentos, que podem ser realizados tanto antes quanto após os outros exercícios. Evitando os excessos ela poderá exercitar-se até o final da gravidez, o que ajudará em muito retornar à forma corporal de antes, ainda que com a gravidez as mudanças hormonais, metabólicas ocorram. Se acometer das pernas ficarem muito inchadas, a hidroginástica é recomendada devido à ação da pressão hidrostática que age como se fosse uma grande meia elástica no organismo em imersão, o que diminui o inchaço dos membros inferiores.
No último trimestre a tendência é sentir dores lombares, aí uma bicicleta com apoio das costas seria melhor, ou mesmo fazer exercícios na água. Nesta fase a tendência é apresentar mais cansaço, o que seria recomendado reduzir a intensidade e a freqüência semanal. Após o parto, iniciar qualquer programa de treinamento só após 40 a 60 dias a depender de como foi o parto e somente com liberação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário