sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Medir e Avaliar: será mesmo necessário?

Torna-se evidente a importância da adoção de um conjunto de medidas e avaliações válidas e reproduzíveis, com o intuito de tornar qualquer forma de testagem e avaliação da aptidão física relacionada à saúde uma atividade segura e eficiente. E que decididamente possam propiciar um rol de informações confiáveis, e quando bem conduzidas, auxiliem na elaboração de programas de exercícios e outras intervenções com o objetivo de aumentar os níveis de aptidão física relacionados à saúde, bem como auxiliar na mudança de hábitos, visando diminuição da incidência de doenças hipocinéticas.
            Assim, o objetivo com a avaliação física deve ser:
  • Fornecer dados que irão auxiliar na prescrição dos exercícios;
  • Identificar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-las;
  • Motivar o aluno através de metas possíveis a serem alcançadas;
  • Permitir a avaliação da evolução do programa de exercícios;
  • Estabelecer e reciclar o programa de treinamento.

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE
            Ser saudável consiste em uma espécie de harmonia entre comportamento e as funções corporais.
            Aptidão física relacionada à saúde tem sido considerada como a capacidade de executar atividades físicas com energia e vigor, sem excesso de fadiga, e também como a demonstração de qualidades e capacidades físicas que conduzem ao menor risco de desenvolvimento de doenças hipocinéticas (Pate, 1988; American College of Sports Medicine - ACSM, 1996).

Importância da reavaliação:
            A reavaliação é de fundamental importância, pois possibilita o confronto dos dados, revelando os resultados da intervenção e guiando os profissionais de saúde na reestruturação do programa de treinamento.

OBS.: é importante lembrar que os resultados do treinamento dependem de vários fatores. Entre eles, individualidade biológica (cada organismo responde diferentemente ao exercício); freqüência nas aulas; execução correta dos exercícios; respeitar as variáveis do treinamento (carga, série, repetição, intervalo); alimentação e sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário