A postura é um fator importante no dia a dia, para que possamos evitar as dores musculares e articulares. A má postura por si só causa dor, ainda mais se estamos realizando uma tarefa em situação de má postura, dormindo em colchão inadequado, e pior ainda, em posição incorreta. Situações no dia-a-dia podem evitar diversos fatores que podem gerar lesões ou desvios que, juntamente com a dor, propiciarão desconfortos e problemas futuros. A má postura pode ser evitada com simples atitudes:
- Ande o mais ereto possível, (imagine-se caminhando equilibrando um livro na cabeça) endireite seu corpo, olhe acima do horizonte ao andar.
- Evite “dobrar” (flexionar) o corpo quando, estando em pé, realizar um serviço sobre uma mesa, balcão, bancada, levante o que está fazendo.
- Quando estiver sentado, não cruzar as pernas, mantenha as costas retas, usar todo o assento e encosto.
- Prefira dormir de lado, com as pernas encolhidas (90º.), travesseiro na altura do ombro, não muito macio que mantenha a distância do colchão, e outro travesseiro entre os joelhos.
- Evitar levantar pesos do chão, acima de 20 % do seu peso corporal, abaixe-se (flexionando os joelhos) para pegar, como um halterofilista.
- Não colocar pesos acima dos ombros e/ou cabeça, em prateleiras altas, use um banco para isso ou quando for realizar algum outro serviço no alto.
- Não carregue bolsas pesadas inutilmente, durante o dia todo. Não carregue bolsas de um mesmo lado, divida o peso, carregando com os dois braços.
- Evitar torções do pescoço ou do tronco, por exemplo, evite assistir TV e ler na cama.
- Evitar uso prolongado de sapatos altos, eles além de provocar dores nas costas por interferir no centro de equilíbrio do corpo e conseqüente esforço muscular para equilibrar, também sobrecarregam a parte anterior no pé, provocando (especialmente se forem do tipo "bico fino") ou piorando o joanetes, provocando dores por sobrecarga nas cabeças dos metatarsianos (ossos da parte anterior do pé) e também tendinites.
- Evitar falar ao telefone ao mesmo tempo em que realiza outras tarefas, provocando torções excessivas e desnecessárias no tronco, ao segurá-lo com cabeça e ombro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário